ACONCHEGO

segmentos

MATRÍCULAS

ACONCHEGO

A 40 anos o Colégio e Curso JGS foi fundado pela família SADA. Sendo uma Instituição pioneira bem sucedida e consolidada no cenário educacional. Sua idealização de qualidade é acessível a comunidade insulana.

Inspirados na história de sucesso de sua primeira unidade a família SADA, fundou neste momento a CRECHE ESCOLA ACONCHEGO, que tem como objetivo atender crianças em um espaço seguro e adequado, contando com profissionais qualificados e empenhados no desenvolvimento de nossos pequenos cidadãos Brasileiros.

Nosso espaço foi cuidadosamente preparado para ela se desenvolver brincando, alimentando-se, tendo o carinho e a atenção de que as crianças necessitam nos seus primeiros anos de vida. O ritmo acelerado das transformações vividas pela sociedade no final do século passado atinge também a Educação que, como as demais ciências, evoluiu. A ideia que se tinha de criança, de conhecimento, de escola, de métodos de trabalho, de ensino , tudo evoluiu, acompanhando o ritmo da vida que é puro movimento.

A creche e a pré-escola também evoluíram e de tal maneira que a partir da Constituição de 1988, elas aparecem pela primeira vez no capítulo sobre Educação da Constituição Federal, considerando este atendimento como direito da criança. Nesta perspectiva, as práticas educacionais, além de exigirem ações

adequadas às necessidades educativas e aos cuidados específicos referentes à faixa etária de zero a seis anos, pressupõem ainda o desenvolvimento de práticas de qualidade, que permitam a inserção equitativa e participativa dessas crianças no universo social, cultural, econômico e político da realidade brasileira. Em consonância com a lei e comprometida com a oferta de um serviço de qualidade, a CRECHE ESCOLA ACONCHEGO adapta-se à nova faixa etária com novos espaços, práticas educativas e atendimento das necessidades básicas adequados à nova realidade, tornando-se uma escola de Educação Infantil. Surge então a CRECHE ESCOLA ACONCHEGO, para atender a criança de forma integral em suas necessidades básicas de educação, afeto e socialização. Num ambiente seguro e acolhedor, onde ela se sinta amada e reconhecida nos seus esforços, buscará incentivá-la, colocando-a em contato com oportunidades de experimentar, descobrir e vivenciar situações, enfrentando novas experiências, inclusive com a linguagem escrita, proporcionando-lhe condições tranquilas de acesso à leitura e à escrita.

Com ação educativa concomitante à ação social, propõe desenvolver ao máximo as capacidades cognitivas e linguísticas, motrizes, afetivas e de equilíbrio pessoal, de relação interpessoal e de atuação e inserção social de suas crianças, através de conteúdos educativos concernentes à etapa atendida. Para isso, assume o compromisso de desenvolver projetos que as levarão, cada qual em seu tempo e dentro de suas possibilidades, ao pleno desenvolvimento bio-psicossocial-cultural. Nossa meta é a implementação de uma Escola de Educação Infantil de qualidade, que favoreça o desenvolvimento infantil, considere os conhecimentos e valores culturais que as crianças já trazem e os amplie, de modo a possibilitar a construção da autonomia, da criatividade, da capacidade critica e a formação da autoestima.

As instalações físicas da CRECHE ESCOLA ACONCHEGO foram adaptadas ao fim a que se destina. O imóvel é amplo e apresenta condições adequadas de localização, acesso, segurança, salubridade, iluminação, saneamento e higiene, com espaços destinados exclusivamente ao uso das crianças e dos funcionários. Nele encontramos: salas de atividade; sala de artes; sala de repouso; instalações sanitárias para adultos; instalações sanitárias para crianças; espaço de recreação livre em área coberta; espaço de recreação livre em área

A metodologia utilizada para o desenvolvimento do currículo da CRECHE ESCOLA ACONCHEGO é a de projetos. Para tanto, todos os membros da equipe se reúnem no final de cada ano, para a escolha do tema principal que será desenvolvido no próximo ano. O tema pode partir dos educadores, do interesse das crianças, do próprio contexto social ou de um tema emergente na imprensa. O trabalho com projetos deve atender ao interesse das crianças. Eles são desenvolvidos com as crianças e não para as crianças e desenvolvem a cooperação e a solidariedade entre as crianças e educadores. A avaliação deve estar presente em todo o processo e a produção da criança se constituirá em seu portfólio.

Utilizando diversas linguagens, materiais diversificados, e partindo de situações concretas, facilitamos e proporcionamos esse encontro da criança com o fazer criativo. Esta visão do trabalho pedagógico possibilita a transformação do espaço da escola em um espaço realmente democrático, onde cada criança deve ser respeitada em sua individualidade e ação criadora.

O universo da criança, a realidade onde se encontra inserida, a curiosidade, é o ponto de partida da ação pedagógica que se propõe garantir à criança a conquista do espaço criador e gerador de conhecimentos. Fatos e situações devem ser aproveitados como impulso para a busca e a descoberta de novas soluções. Para tanto nos valemos também de excursões, festas, feira de livro, campanhas de solidariedade, exposições e tudo o mais que for necessário para que criança tenha a oportunidade de vivenciar o conteúdo ministrado em sala de aula. O importante é perceber que uma história, um filme, um brinquedo, um desenho, um livro, um jogo, uma cor ou mesmo um objeto de arte, pode levar indivíduos de qualquer idade a vivências significativas e importantes para a sua vida.